terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Homo Integrus

Na 'escala evolutiva', após aprendermos a ficar eretos, esses 'Homo Erectus' deram lugar ao que compreendemos como 'Homo Sapiens'.

Assim, somos definidos como 'Homo Sapiens' focando-se o centro de tudo o que somos no conhecimento, na razão.
O Ser Humano é mais do que o conhecimento ou razão, porém.

Talvez, poderíamos ser melhor definidos como 'Homo Historicus', pois somos muito mais quem fomos do que apenas quem somos.

Ainda nesse pensar, poderíamos nos centrar como 'Homo Socialis', uma vez que nem somos nem fomos sem o meio que nos fomenta.

Nesse mesmo divagar poderíamos nos centrar como 'Homo Alea' (frutos do acaso, como querem alguns), 'Homo Alter' (centrados no outro), 'Homo Politicus', 'Homo Teologicus' ou 'Homo Homus'. Qualquer que seja o centro, ainda existentes como 'Homo', os contrapesos tendem a nos enganar e forçar nossa existência apenas naquilo que nós mesmos idealizamos como nosso objetivo.

A tarefa do 'Homo' é tornar-se 'Homo Integrus' ou 'Homo Plenus'. Porém, não para evidenciar o 'Homo' como sujeito de um novo adjetivo, mas ao contrário, adjetivando esse substantivo tão indissoluvelmente ao ponto de nele integrar-se em um neologismo.
Não ser mais uma balança de braços que devemos equilibrar tendo como fiel o que idealizou-se por centro da vida, mas, nessa mesma comparação, sermos uma balaça digital que indica o peso de cada situação da vida em si mesma, independentemente de contrapesos por nós tendenciosamente pré-estabelecidos, ainda que cheios de boa-vontade.

Ainda existentes como 'Homo' sofreremos distorções nas medidas, mas a esperança reside justamente no fato de que é o caminhar que nos proporcionará a integralidade que nos (re)define, pois a definição em si não é capaz de completar esse trabalho sozinha.
É a alteridade que permitirá compreender a singularidade dos valores de cada circunstância vivida em 'taras' de diferentes balanças.
E, por fim, é Deus, não o acaso, quem nos conduzirá lado a lado, e mesmo, dentro de nós, nessa integralidade para Ele mesmo (e Nele mesmo).

Nenhum comentário: