segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Tempo para ser Pai

Paternidade.

Tempo para ser pai.

Como já foi dito: é tarde demais para aprender a ser pai.
Já o sou. Não posso mais me dar ao luxo de sentar na cadeira e 'estudar o caso'.
Pobres filhos, que têm de conviver com um pai em construção. Sempre imperfeito. Sempre tentando. Apenas algumas poucas vezes acertando e, nestes casos, sempre por acaso.
O 'acerto' é um eco que nos surpreende em uma planície.
Falamos como se não houvessem barreiras e são estas que fazem a voz retornar.
Tomara que eles sejam melhores do que isso. Melhores do que eu.
Que aprendam a ouvir mais, rir mais e falar menos.
Que não esqueçam os sonhos infantis e usem a sabedoria que adquirirem com o tempo para torná-los realidade.
Que seus olhos sempre brilhem... não pelos presentes, mas pelos embrulhos.
Que aprendam a ser pais, enquanto eu vou tentando aprender a ser avô.
Sentar e deixar o tempo passar apenas olhando ... admirando a eternidade que se vislumbra no ir e vir de uma criança.

Talvez a palavra que eu tenha esquecido seja Liberdade.

Não sou eu que devo dizer o que fazer, nem são meus argumentos (em gritos altos ou baixos) que serão capazes de persuadi-los.
Não me é devido fazer nada além de amparar seus passos.
São eles que andam, por mais que eu tente empurrá-los, eles somente se movem quando quiserem.

Não sou eu quem imprimo neles nada.
Não sou impressora.
Sou papel gasto, borrado, amassado, escrito e apagado tantas vezes.

Como pa(i)pel, sou apenas página anterior.
Imaginava que a história teria um desfecho melhor em mim.
Mas o ápice não veio e, um dia, esta página será virada para que a história continue e encontre seu fulgor na página seguinte.

Bem, ainda dá tempo aprender a ser avô.
Tenho muitos muros para derrubar e liberar os caminhos para os passos de meus filhos ... para que estes possam aprender a serem pais.

Quem sabe meus netos possam construir pontes com os destroços dos muros que passei a vida a derrubar...

Nenhum comentário: