domingo, 6 de novembro de 2011

Papai Noel

Hoje, 06/11/11, foi a Confraternização de algumas famílias da turma do Mateus. Ocorreu no Clube Santa Mônica. Foi muito gostoso, mas a surpresa, para mim, deu-se há um mês atrás, no início dos preparativos para a festa.

De supetão, recebi um e-mail sobre a festa e a confirmação e, além disso, um pedido: Você poderia se vestir de Papai Noel e entregar os presentes das crianças? O pedido veio de forma tão casual e sincera que fiquei completamente sem jeito para recusar. Perguntei se não seria melhor outra pessoa; se já havia sido questionada outra pessoa para atuar nesse papel, e, para minha surpresa maior, eu tinha sido o primeiro a ser questionado para isso.
Como disse, fiquei sem o que dizer e acabei aceitando. Afinal, seria apenas se vestir de Noel, fazer Ho-Ho-Ho e entregar uns presentinhos. O que haveria de mais nisso.
Bem, primeiro, eu não sabia como fazer isso. Depois, eu nem acredito em Papai Noel. Aliás, eu até sou meio contrário a isso tudo. Mas, o convite foi tão inusitado que eu não sabia nem como me negar a interpretar o Seu Nicolau.

Deixei o tempo passar e alguns dias depois do convite, mais exatamente em 25/10/11, pensando sobre o assunto, me veio uma frase na cabeça: "A imaginação é o que nos permite criar o mundo. Ela é maior do que o real. Ela é o que faz com que nossos desejos se realizem. Vocês me desejaram e aqui estou. Eu sou fruto da sua imaginação, mas é a imaginação o que faz os desejos reais."

Assim, pensei cá com meus botões: Já que não acredito nesse negócio, acho que essa frase seria a saída para ligar esses dois mundos, ou seja, os que acreditam e os que já não acreditam mais. Então, achando que tinha resolvido tudo, fiquei mais tranquilo e esperei a data do evento.

Ontem, fiz os últimos preparativos, mas, ao acordar, me veio à mente todo um texto que eu precisava escrever em algum lugar antes que eu o perdesse. Fiquei muito feliz com a "revelação" que tive e acabei usando-a como o discurso do Papai Noel com as crianças. Foi, inclusive, uma lição para mim mesmo, e para não esquecer, registro o texto que escrevi, pois, quem sabe, algum outro Papai Noel "crente-descrente" possa utilizá-lo:

"Crianças, vamos conversar um pouco.
Sabe, eu tive de começar a entregar os presentes antes do Natal. Aliás, o que é que comemoramos no Natal? Isso mesmo, o nascimento de Jesus Cristo, e isso é muito importante. Então, tive de começar a entregar os presentes mais cedo porque como vocês sabem, há 7 bilhões de pessoas no mundo, e isso é muuuuuuuita gente. Então, para não atrasar, pensei em começar as entregar mais cedo.
E como eu tinha de começar por algum lugar, escolhi aqui em Curitiba, no Brasil. E isso por dois motivos. Primeiro, porque o Brasil é um lugar muito gostoso de viver. Eu moro no Pólo Norte e gosto de lá, principalmente, porque eu nasci lá e onde eu moro é muito tranquilo para trabalhar. Mas se eu fosse escolher outro lugar para morar seria no Brasil. Aqui é quente, gostoso, colorido, bonito. E, no Brasil, o melhor lugar para morar eu penso que seria Curitiba, pois, além de ser no Brasil, é o único lugar no mundo que faz frio todos os dias do ano, não importa a estação do ano, e isse me lembraria do Pólo Norte e evitaria a saudade.

Mas eu preciso contar um segredo para vocês, porém, antes, eu quero saber: Quem obedeceu ao papai/mamãe esse ano? E ao vovô/vovó? Titio/titia? Muito Bem! Isso é mesmo importante.
E quem ajudou aos professores e aos colegas da sala de aula, também? Parabéns! Os professores precisam da ajuda das crianças para que todos possam aprender juntos. E são vocês quem devem ajudar os professores e aos colequinhas. Combinado?!?

Mas agora, vou contar o segredo:
- Alguns, aqui, têm medo de mim, sabiam?!?
- Alguns outros, pensam que eu sou de verdade.
- Outros, pensam que sou de mentida.
- E alguns adultos acham que eu estou pagando um mico vestido desse jeito com todo esse calor.
E é correto dizer que todos estão um pouquinho certo em tudo isso que pensam. Vou explicar.

Quando o Papai do Céu criou a todos nós. É, viu só, Papai Noel também acredita no Papai do Céu e em Jesus. Essa é, realmente, a coisa mais importante de todas.

Então, quando o Papai do Céu criou a todos nós, Ele gostou tanto, mas tanto, tanto, tanto, de nos ter criado que colocou em nós duas características que só Ele tem.
Isso é o que a Bíblia chama de "imagem e semelhança de Deus". Só o Papai do Céu é quem tinha essas duas coisas, e Ele colocou em nós quando nos fez.
Sabiam que muita gente nem sabe direito o que isso significa? O que significa "imagem e semelhançade Deus"? Mas eu vou explicar esse segredo para vocês e vocês poderão explicar para os outros depois.
Então, quando o Papai do Céu nos criou, Ele colocou em nós a IMAGINAÇÃO.
O que significa Imaginação? É a capacidade que temos de sonhar com coisas boas.
Sabiam que o Ser Humano já conseguiu ir até à Lua? Voar? E criar coisas fantástivas como a bicicleta, a cama, o telefone e o sorvete?!?!?! É isso mesmo! E como que isso tudo aconteceu?
Alguém sonhou que queria ir para a Lua, e foi sonhando, e sonhando, e trabalhando nesse sonho, e o sonho foi ficando maior até que se concretizou. Com o telefone e o sorvete também aconteceu a mesma coisa. Alguém sonhou: Hummm!, que legal seria term um sorvete para dividir com meus amigos. E sonhou tão forte, e trabalhou tanto, e fez o sonho ser verdade!

Mas eu disse que o Papai do Céu tinha dado DUAS coisas para nós. A primeira é a capacidade de sonhar com coisas boas. E a outra é a capacidade de fazer o sonho se tornar realidade. Então, nós podemos sonhar com coisas boas e fazer essas coisas boas acontecerem!
O problema é que nós vamos crescendo e esquecendo dessas duas capacidade que o Papai do Céu colocou em nós. Vamos esquecendo de sonhar com coisas boas e de fazê-las ser verdade. Assim, começamos a sonhar coisas ruins e o que é pior, fazemos as coisas ruins acontecerem.

Então, o Papai do Céu ficou preocupado com tudo isso e, para lembrar as pessoas de ouvir o que o Papai do Céu tem falado e nós não temos escutado, Ele me pediu para lembar as pessoas dessas duas capacidades que Ele deu para nós.
Mas parece que só as crianças tem prestado atenção nisso que o Papai do Céu falou: que nós devemos continuar sempre sonhando com coisas boas e fazendo sempre com que essas coisas boas aconteçam. Os adultos esquecem disso, mesmo o Papai do Céu lembrando a todos de que se nós não formos como crianças, se não tivermos o coração como de criança, sonhando coisas boas e fazendo-as acontecer, jamais poderemos entrar no Reino dos Céus.

Assim, é por isso que eu trago os presentes para as crianças. É uma forma de fazer um pacto, um combinado com cada uma das crianças que recebem o presente. O combinado de que aquele que recebeu o presente vai continuar sonhando só com coisas boas e fazendo com que esses sonhos bons se tornem realidade. É isso que o Papai do Céu quer!

Vamos fazer esse combinado? Vamos só sonhar com coisas boas e fazê-las realidade?

Então, eu vou dar esses presentes para vocês sempre se lembrarem do nosso combinado, está bem?!?! Viva!!!
Ah! e vocês tem de lembrar o papai e a mamãe disso, também, para que eles possam sonhar com vocês!"

=
Acordei de manhã, coloquei o filme "A Família do Futuro" para as crianças assistirem, voltei para cama, me enrolei um pouco e escrevi o texto acima. Terminando de escrever, fiquei um pouco mais na cama, e como já estava na hora de sair para a Confraternização, subi para desligar a TV.
Já estava na música final do filme e a Giovana me disse: Que legal! O menino sonhou com todo o futuro! E como é que ele vai conseguir realizar tudo aquilo!?
Quase chorei quando ouvi isso! Só pude dizer: Ele vai conseguir realizar tudo no futuro porque ele sonhou com tudo e vai trabalhar para que tudo se realize.
Toda a "complexa" verdade de Deus expressa em um filme e "complexamente" compreendida por uma criança de 7 anos!
Fiquei feliz e esperançoso de que um simples e descrente papai noel também pudesse ser usado pelo Papai do Céu para se revelar a alguns pequeninos.

Como a Giovana também arrematou na volta da festa: Como pode, né!? Tinha de ser Papai Noel alguém que nem acredita em Papai Noel!
Ela que, quando me abraçou para pegar seu presente com o "papai noel", me disse que, no carro, ela iria tirar um sarro de mim. De fato, tirou mesmo!

Que Deus continue usando nossa imaginação para falar conosco e se revelar a nós!

PS. É claro que, falando "ao vivo" com as crianças naquela tarde o texto não ficou bem desse jeito, mas eu penso que a lição foi aprendida, se não pelos pequeninos, por mim, com certeza!

Nenhum comentário: